Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

IndieLisboa '15 | Lisbon Talks

 

Com o IndieLisboa'15 a regressar à capital a partir do dia 23 de Abril, regressam também as Lisbon Talks - uma iniciativa do festival em parceria com a Universidade Lusófona.

 

Este ano tanto as práticas de pensar e fazer cinema como as novas produções de conteúdos são temas que marcam o programa: analisar e ponderar formas de financiamento, reflectir sobre o cinema do real, debater o Estado da Arte da curta-metragem. Descobrir pela voz do próprio realizador, Whit Stillman, um universo cinematográfico singular. Pretende-se elevar a troca de ideias que respondam à vontade de ‘fazer’ e experimentar, dinamizando meios e pessoas. 

 

Podes acompanhar aqui o alinhamento de todos debates e conversas

 

Debates e Conversas
Cinema São Jorge – Sala Montepio


Financiamentos ao Cinema
Painel 1 · 27 de Abril, 18h00–20h00
As conversas abrem com o painel “Financiamentos ao Cinema”, moderado por Miguel Valverde (IndieLisboa, Portugal) onde se reúnem alguns membros nacionais e internacionais do Eurimages, fundo de apoio ao cinema europeu: Petra Kashmiri (Germany, Chairperson), Tamara Tatishvili (Eurimages Geórgia), Roberto Olla (director executivo Eurimages, em Estrasburgo), Jovan Marjanovic (Eurimages Bósnia & Herzegovina) e Nuno Fonseca (ICA Portugal). Trata-se de um encontro para debater as mecânicas dos actuais financiamentos europeus ao cinema. Logo depois, no mesmo âmbito, reflectir-se-á junto de parceiros do festival, com a Allianz Portugal, lógicas de apoio, trocas, contrapartidas, e estratégias de mercado, com moderação de Sara Cavaco (Sponsoring).

 

Moments of the Real vs Reasons of the Script: editing issues
Painel 2 · 29 de Abril, 18h00-19h30
Críticos e especialistas da escola HEAD com Jean Perret (responsável do Departamento de Cinema / cinéma du réel) e outros nomes a confirmar, juntam-se ao festival IndieLisboa e à Universidade Lusófona, com Manuel Damásio (director da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona), para explorar noções à volta do cinema do real, nos seus peculiares trajectos e reinvenções, e na formação de novas geografias documentais e ficcionais.

 

The State of the Art: Tampere, Vienna and IndieLisboa
Painel 3 · 1 de Maio, 18h00-19h30
O Estado da Arte na Curta Metragem, desenvolve-se numa triangulação programática entre o IndieLisboa e os festivais de Tampere e de Viena. É aqui lançada uma rede de conversas com Daniel Ebner (VIS, Vienna Independent Shorts), Jukka-Pekka Laakso (TFF, Tampere Film Festival), e Miguel Valverde (Festival IndieLisboa), moderado por Alejandra Rosenberg (IndieLisboa, programadora curtas metragens), à volta das singularidades narrativas e estilísticas da curta metragem, apontando-se linhas marcantes que espelham a criação nos universos contemporâneos.

 

Conversa com Whit Stillman
2 de Maio, 17h00-18h30

Uma “Conversa com Whit Stillman”, herói independente do festival, abre-se ao público onde o realizador falará do seu território de trabalho com Nuno Sena (Festival IndieLisboa), e mostrará excertos de alguns dos seus filmes.

  

Todas as Talks são de entrada livre.